Experimente Grátis






    WhatsApp da sua empresa foi banido? Veja o que fazer!

    Descubra um pouco mais sobre como e por quê o WhatsApp pode banir seu número, como evitar bloqueios e o que você deve fazer quando sua conta for banida.

    O seu número de WhatsApp foi bloqueado ou foi banido? 

    Nós já passamos por isso e vamos explicar em detalhes os motivos do banimento do WhatsApp, como evitar ser bloqueado e as principais informações referentes aos bloqueios do WhatsApp.

    WhatsApp pode banir seu número por diversas questões diferentes que podem não ser claras em um primeiro momento, mas a boa notícia é: você pode reverter o banimento!

    Descubra um pouco mais sobre como e por quê o WhatsApp pode banir seu número, como evitar bloqueios e o que você deve fazer quando sua conta for banida.

    Conteúdo do Artigo

    • Por que você foi banido do WhatsApp?
    • Quem é banido do WhatsApp?
    • Motivos de banimento no WhatsApp
    • Como evitar banimentos no WhatsApp?
    • Tipos de Banimento
    • O que fazer quando sou banido?
    • Dicas de prevenção para não ser banido
    • Resumo

    Por que você foi banido do WhatsApp?

    Antes de ajudarmos você a recuperar seu WhatsApp, vamos explicar os principais motivos do banimento, assim você evita ser banido novamente.

    A principal razão do bloqueio ou suspensão da sua conta do WhatsApp em 99% dos casos é que você fez algo fora dos termos de uso do WhatsApp e seus clientes te reportaram. Vamos citar os principais motivos e detalhar tudo ao longo do artigo.

    • Envio de mensagens em massa via WhatsApp: Traduzindo, você fez SPAM: Provavelmente enviou muitas mensagens para contatos que te bloquearam ou reportaram. É o motivo número 1: empresas fazem disparos em massa e são bloqueadas.
    • Você habilitou algum robô na sua conta: Robôs de WhatsApp não são permitidos, a menos que você utilize a API Oficial. Na API Oficial você é autorizado a disparar mensagens e fazer campanhas, mas há custo por mensagens.
    • Seus clientes te bloquearam: quando um percentual muito grande de clientes te reporta, mesmo que você não faça SPAM, ainda pode ser banido.

    O WhatsApp foi projetado para você se comunicar com as pessoas mais próximas a você, como seus amigos, colegas e familiares. 

    Donos de negócios como você perceberam que o aplicativo está totalmente integrado à vida dos clientes e, portanto, utilizam o WhatsApp como forma de aumentar as vendas. Porém, dependendo de como você vende pelo WhatsApp, pode ferir os termos de uso e acarretar no bloqueio do seu número.

    A Meta, empresa dona do WhatsApp, sabe que caso seus usuários sejam atacados por spam, o WhatsApp se transformará em uma caixa de entrada com diversas propagandas e mensagens indesejadas no meio das conversas com seus contatos. 

    Você já percebeu que não recebe mensagens em massa todos os dias no WhatsApp? 

    A ideia por trás disso é garantir que o WhatsApp seja um local seguro, livre de mensagens indesejadas e é por isso que a Meta monitora as mensagens e proíbe qualquer disparo que se assemelhe, mesmo que ligeiramente, a um robô, spammer ou algo semelhante.

    Quem é banido do WhatsApp?

    Qualquer WhatsApp que não utilize a API Oficial pode ser banido. O que você precisa saber é que geralmente é o seu cliente ou o contato para quem você tem disparado as mensagens quem faz os bloqueios. Veja:

    • Contas das quais os usuários reclamam constantemente. O WhatsApp oferece uma função de reportar, ou até bloquear, para quem te incomoda por “mensagens em excesso”. Para isso, basta clicar em “Spam” no perfil da conta.
    • Contas suspeitas de acordo com o próprio WhatsApp. Só a Meta sabe como funcionam os algoritmos do WhatsApp. Portanto, não se deixe enganar por histórias sobre alguém que fez uma disparo em massa ilegal e não foi banido. 

    Os algoritmos do WhatsApp funcionam de forma imprevisível. Alguém terá sorte e alguém terá sua conta desconectada. No final, o número estará bloqueado e você perderá seu tempo tentando restaurar o número.

    Em geral, quem faz SPAM é bloqueado. Quem não usa a API Oficial é bloqueado quando o volume de disparos é estranho para os padrões normais.

    A quantidade de mensagens que você precisa disparar para ser bloqueado é relativa a um percentual de pessoas que te reportaram.

    Como assim?

    Lembre-se de que quem faz o banimento geralmente são seus os destinatários, ou seja, quando seus clientes clicam em “reportar” e esse percentual de reportes é grande, você tende a perder o número.

    O que é um percentual grande?

    Se você ou a ferramenta de disparo que você utilizou disparar uma mensagem de marketing para, por exemplo, 50 pessoas e neste caso, 10 destinatários clicarem em reportar dentro de poucos minutos, significa que 20% te reportaram. Os algoritmos do WhatsApp podem entender que, na sua conta, 20% é um número grande e então bloquear automaticamente seu WhatsApp. 

    Não importa se a quantidade de clientes é grande ou pequena, o que importa é o percentual, o tempo de disparo entre as mensagens e se você está interagindo com os clientes.

    Em linhas gerais, humanamente não é possível disparar mensagens para dezenas de pessoas em poucos segundos, espera-se que essas pessoas respondam e que você continue a conversa com elas.

    Motivos de banimento no WhatsApp

    Existem vários tipos de ações que levam à suspensão de uma conta no WhatsApp, geralmente a violação da privacidade ou dos termos de uso do WhatsApp são os principais, mas até o compartilhamento de materiais considerados impróprios costumam levar ao bloqueio. Conheça os principais exemplos que mais afetam as empresas:

    • Ser reportado múltiplas vezes

    Se você for banido injustamente e acreditar que não fez nada que violasse os termos de serviço do WhatsApp, a causa mais provável é que seu número tenha sido denunciado ou bloqueado por um grande número de pessoas.

    Mais uma vez, isso pode ser porque você está enviando spam para elas, disparando mensagens em massa.

    • Spam

    O envio de comunicações não autorizadas ou indesejáveis para seus clientes, especialmente à clientes que não têm você na lista de contatos pode resultar na suspensão de sua conta.

    • Modificações no WhatsApp

    Versões modificadas do WhatsApp, como WhatsApp Plus, GB WhatsApp, robô de WhatsApp e outros, violam os termos de serviço de mensagens, que restringe seu uso. Dependendo da gravidade dessa violação na política, o banimento pode ser temporário ou permanente.

    • Espalhar Fake News

    A disseminação de informações ou notícias falsas no WhatsApp farão com que você seja bloqueado, pois o WhatsApp pode tomar medidas sérias contra sua conta.

    • Vender produtos ilegais

    Se a sua empresa vende produtos online e planeja fazer negócios por meio do WhatsApp, esteja ciente dos Termos de Serviço do WhatsApp. A venda de bens e serviços ilegais fará com que seu número seja banido.

    • Espalhar Vírus ou Arquivos suspeitos

    Tentar hackear a conta de alguém ou enviar vírus ou arquivos maliciosos fará com que o algoritmo do WhatsApp bloqueie sua conta.

    • Se passar por outra pessoa

    Se for descoberto que você criou uma conta fingindo ser outra pessoa, sua conta pode ser banida.

    Como evitar banimentos no WhatsApp?

    Converse com seus clientes o máximo que puder. 

    Nós sempre recomendamos que você interaja com seus clientes, salve os contatos deles em sua lista de contatos e interaja humanamente, isso vai aquecer o número do seu WhatsApp, mas não irá garantir que você não seja banido.

    Peça para seus clientes iniciarem conversas com você, coloque um QR Code em seu negócio com o número do seu WhatsApp para facilitar a comunicação com eles e incentive, sempre que possível, receber mensagens sem ter iniciado uma conversa.

    O WhatsApp não proíbe a comunicação normal, mas proíbe disparos em massa. 

    Se você precisa enviar disparos em massa, conecte-se ao WhatsApp Business API (WABA). Este é um tipo de disparo oficial e sem riscos para fazer comunicações em grande escala. O ChatMax irá te ajudar a ter um gerenciador de mensagens, que permite disparos em massa de maneira segura.

    Utilizando a API Oficial, caso sua base de clientes não goste da sua comunicação, o número não será banido imediatamente – o Meta bloqueará apenas o modelo de mensagem que você enviou. Você poderá descobrir exatamente qual é o problema, corrigi-lo e continuar enviando mensagens, mas já sem reclamações dos clientes sobre elas.

    Tipos de banimento

    • Banimento temporário

    Os banimentos temporários não são tão prejudiciais quanto os permanentes porque duram de 24 à 48 horas. Esta é uma penalidade que atua como uma advertência em relação aos atos que você praticou e que o aplicativo considera inadequados.

    • Banimento permanente

    A proibição permanente é uma proibição de longo prazo e é uma restrição muito difícil de reverter.

    Com o banimento permanente, você não poderá usar o WhatsApp com o mesmo número no futuro. Da mesma forma, você receberá uma mensagem no aplicativo notificando que seu número de telefone foi proibido de usar o WhatsApp.

    Se você fizer atividades suspeitas, como disparo de informações falsas, compartilhamento de mensagens com teor de violência ou venda de itens e serviços ilegais, você será banido permanentemente do WhatsApp.

    O banimento permanente também se aplica se você já foi avisado sobre violações com banimentos temporários, mas optou por ignorá-las.

    O que fazer quando sou banido?

    Sabemos que não é legal ser banido no WhatsApp. Quando isso acontece, não é possível  recorrer à uma Central de Atendimento do WhatsApp ou um serviço de 0800 para ligar e tentar resolver a situação.

    Saber se você foi banido é fácil, você verá a seguinte informação no seu aplicativo:

    “Seu número de telefone está proibido de usar o WhatsApp. Entre em contato com o suporte para obter ajuda”

    Na maioria das vezes você conseguirá recuperar a sua conta, principalmente se foi a primeira vez que foi banido. Há casos em que os algoritmos do WhatsApp sabem que seu celular teve um comportamento de robô e não liberam o desbloqueio, fazendo com que você não consiga recuperar o número já no primeiro bloqueio.

    O que fazer?

    Não entre em pânico. Pelo próprio aplicativo, você precisará entrar em contato com o suporte do WhatsApp. Há uma opção de contato que você irá marcar que a sua conta foi bloqueada. No campo de texto pergunte por quê o número foi banido, eles irão te responder em aproximadamente 72 horas. Na prática, o que o aplicativo fará é enviar um email para a central de suporte e atendimento do WhatsApp, no endereço [email protected] 

    Você também pode entrar em contato com a equipe de suporte do WhatsApp por e-mail nos endereços abaixo. Porém recomendamos que você faça pelo próprio aplicativo, mesmo estando bloqueado.

    Obs. Evite entrar em contato com a Central do WhatsApp espontaneamente, prefira fazer pelo aplicativo, pois o aplicativo do WhatsApp Business irá enviar, juntamente com as informações que você escrever, dados do seu aparelho, número de telefone, rede e internet que você estava conectado e outras informações que ajudarão o suporte do WhatsApp a te desbloquear.

    Caso você não consiga recuperar seu número de telefone você terá que se registrar novamente no WhatsApp a partir de outro número.

    É melhor se cadastrar no WhatsApp por um telefone que nunca foi banido. No momento em que o número é banido, o WhatsApp já possui dados como endereço IP e IMEI do aparelho móvel. 

    O IMEI é o identificador exclusivo do seu chip de celular ou modem. O IMEI não pode ser redefinido. Consequentemente, um dispositivo móvel anteriormente banido é mais suscetível de ser banido novamente.

    O que mais você pode fazer para não ser banido

    Importante: Se você utilizou alguma ferramenta de disparo de mensagens, robô, automação de marketing ou qualquer sistema de disparo de mensagens via WhatsApp e foi bloqueado, não conecte seu celular novamente no mesmo sistema sem antes aquecer seu número.

    Aquecer significa preparar seu WhatsApp para disparar mensagens. Isto envolve aguardar pelo menos 4 dias após reativar a sua conta, interagir com seus clientes durante estes dias, aumentar as conversas individuais e, assim, provar para o WhatsApp que seu celular é seguro.

    1. Responda as conversas direto do seu telefone antes de fazer disparos em massa no WhatsApp. Geralmente é suficiente conversar com 10 a 15 contatos por dia para começar a aquecer seu número, reduzindo as chances de bloqueio.
    1. Não use emuladores ou imitação do Android para PC. O WhatsApp consegue distinguir o telefone do emulador. Se você tentar usar e o WhatsApp identificar, o número será banido irrevogavelmente, sem chances de voltarem atrás da decisão.
    2. Prefira sempre utilizar contas oficiais usando a API Oficial, como o ChatMax.

    Atenção: Durante o processo de aquecimento de conversas, evite ler QR Code de sistemas que fazem automação de WhatsApp. Aumentar as conversas individuais contribui para um número com menor chances de ser banido, porém o único jeito de não ser suspenso é através da API Oficial.

    Dicas de prevenção para não ser banido

    Não quer utilizar a API Oficial? 

    Com o Chatmax você nunca será banido pois utilizamos a API Oficial do WhatsApp, que garante que você tenha uma conta segura. Se você for continuar com o WhatsApp Business em seu celular, vamos dar algumas dicas para evitar os bloqueios do WhatsApp.
     

    • Personalize seu WhatsApp

    Utilize uma foto de perfil, escreva e detalhe como a sua empresa funciona na parte de configurações e informe um telefone de contato, e-mail e site.

    Parece algo muito básico, mas ter uma prova de sua identidade como uma foto de perfil, torna você mais confiável. Isso evita que você seja sinalizado como spam pelos destinatários.

    Além disso, se você estiver usando uma conta comercial do WhatsApp é necessário que você tenha uma foto de perfil ao configurar seu perfil comercial, detalhando seu negócio e tipo de setor, e começar a se conectar com seus clientes.

    • Peça para seus clientes responderem as mensagens

    Um jeito de aumentar a interação com seus clientes é disparar mensagens que fazem uma pergunta, assim o cliente irá responder. Exemplo: 

    • Posso continuar te mandando mensagens?
    • Olá fulano, tudo bem?
    • Se quiser sair e não receber mais mensagens, só responder com “sair”.
    • Faça seus clientes optarem se querem ou não ver as mensagens

    O WhatsApp considera um ato problemático enviar um grande número de mensagens para pessoas que não estão na sua lista de contatos. Como resultado, ao enviar mensagens de marketing em massa, você deve sempre enviá-las para destinatários que já estejam em seus contatos (e você na lista de contatos deles).

    No entanto, fazer com que seus clientes aceitem sua lista de mensagens é mais fácil de falar do que fazer. Para começar, você pode usar seus canais de marketing existentes, como mídias sociais, e-mails, anúncios ou artigos de blog para incentivar as pessoas a adicionarem o número da sua empresa e enviarem mensagens de texto para você primeiro.

    Você também pode fazer com que as pessoas se inscrevam em sua lista de mensagens, como uma Newsletter ou lista de transmissão.

    • Utilize WhatsApp de celulares físicos

    Em vez de usar emuladores, use dispositivos móveis físicos, pois o WhatsApp sabe distinguir as diferenças por código. Além disso, os emuladores não possuem um número de Identidade Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) válido, algo que todos os telefones celulares e smartphones possuem.

    Em resumo

    O WhatsApp se tornou parte da nossa rotina diária, especialmente se você o utiliza para divulgar o seu negócio, aumentar suas vendas e conquistar seus clientes.

    Ter seu número de telefone banido do WhatsApp pode realmente atrapalhar seu fluxo de trabalho, virar uma dor de cabeça e fazer com que sua imagem perante seus clientes seja prejudicada. 

    Avalie utilizar soluções oficiais como o ChatMax, que utilizam a API Oficial da Meta, e livre-se das dores de cabeça causadas pelos bloqueios.

    Compartilhe seu amor
    💬 Precisa de ajuda?